Sites Grátis no Comunidades.net

 

PATROCINADORES:

 



 

CALENDÁRIO
ÉPOCA 2017-2018
09 jun 2018: C.D. Tondela
                    Bairro Senhora Luz
                   (Torneio do Tondela)
30 jun 2018: A.D. Paredes do Bairro, Paredes do Bairro
ÉPOCA 2018-2019
06 out 2018: C.D. Tondela (Troféu 26º. Aniversário), Aveiro
03 nov 2018: A.D. Ala Arriba, Mira
17 nov 2018: Clube TAP, Aveiro
08 dez 2018: F.C. Roriz, Aveiro
12 jan 2019: C.F. Os Marialvas, Cantanhede
02 fev 2019: A.D. Ala Arriba, Aveiro
02 mar 2019: Clube TAP, Lisboa
23 mar 2019: G.D. Gafanha, Aveiro
20 abr 2019: G.D. Gafanha, Gafanha Nazaré
11 mai 2019: A.V. Caurienses de Fútbol, Coria (Espanha)
25 mai 2019: C.F. Os Marialvas, Aveiro
08 jun 2019: F.C. Roriz, Roriz (Barcelos)
13 jul 2019:  A.V. Caurienses de Fútbol, Aveiro

Histórico

Um pouco de história

O gosto pela prática do futebol surgiu cedo na Associação de Antigos Alunos da Universidade de Aveiro (AAAUA).

Foi pela mão de Luís Patrício, que em 13 de outubro de 1992 foi constituído o Núcleo de Futebol (NF) da AAAUA.

O jogo inaugural teve lugar no dia 17 desse mês, no campo do Bonsucesso, contra a equipa dos Antigos Estudantes da Universidade do Minho (AAEUM), que venceram a partida por 2-0. Na segunda mão, em Braga, realizada a 16 de janeiro de 1993, o encontro terminou com um empate a duas bolas.

Talvez pela dificuldade em recrutar jogadores, o Núcleo dedicou-se ao futsal, tendo uma atividade mais ou menos regular até 2006

Em 2010, durante as comemorações do 20º. aniversário da AAAUA, alguns antigos alunos voltaram a equacionar a hipótese de se reativar a equipa de futebol de 11. Meses depois, em abril de 2011, alguns desses "antigos" voltaram a encontrar-se num jogo entre a Universidade de Aveiro e o St. Antony's College, decidindo, na altura, organizar-se e iniciar a atividade em setembro seguinte.

O primeiro jogo da nova equipa do NF teve lugar nos arredores de Leiria, com a ADR Barreiros, tendo os "antigos" vencido o confronto por uns convincentes 5-0.

Inicialmente, o Núcleo foi liderado por Porfírio Ramos, o coordenador indigitado pela Direção da AAAUA, para dar o "pontapé de saída" à atividade, contando com Daniel Martins na área da tesouraria e Pedro Aça como treinador. No início da segunda época de atividade, a liderança do grupo passou para João Roque da Cunha, ficando Porfírio Ramos com a comunicação e secretaria, Daniel Martins, que continuou à frente da tesouraria, Mário Lima, que ficou encarregado pela logística dos jogos e, ainda Pedro Aça, que ficou responsável pela organização dos treinos e comando técnico da equipa.

Em setembro de 2013, o NF organizou a sua primeira competição internacional - o Torneio Internacional Alumni UA - com a participação da AAAUA, da AA Santarém e da Asociación de Veteranos de Fútbol de la Universidad de Oviedo.

A organização deste evento valeu ao Núcleo o convite da University Graduates Football Union (UGFU) para  organizarmos um torneio em Portugal de acesso às competições promovidas por aquela entidade. Assim nasceu o Torneio Alumni Norte de Portugal, que teve a sua primeira edição nessa época (2013-14) e contou com a participação da AAAUA, Instituto Politécnico de Coimbra e AAEUM.

A época 2014-15 da AAAUA foi particularmente movimentada, com uma saída às Astúrias e outra a Barcelona, tendo, em termos competitivos sido muito positiva já que foi finalista da Graduates Cup e vencedora da 2ª. edição do Torneio Alumni Norte de Portugal.

Em 2015-16, a UGFU encarregou a AAAUA de organizar a final four da University Champions Cup. Apesar de em termos competitivos não ter corrido muito bem, já que nos classificámos em 4º lugar, a competição, que decorreu em Albergaria-a-Velha,  foi um êxito, merecendo rasgados elogios tanto da UGFU como das equipas participantes.

Nessa época, o Núcleo passou a funcionar como Secção Autónoma, passando a deter autonomia financeira, passando o grupo coordenador a contar mais três elementos: Mário Seabra, Luís Carlos e Jorge Monteiro.

Entretanto, no final da época 2016-17, face ao (auto-)afastamento de João Roque da Cunha, a equipa Coordenadora passou a ser constituída por Luís Carlos, presidente, Jorge Monteiro, vice-presidente, Daniel Martins, tesoureiro, Mário Seabra, secretário, Pedro Aça, treinador, Mário Lima, logística e apoio ao treinador, e Porfírio Ramos, agendamento de jogos e competições.

Em 7 de outubro de 2017, a Secção celebrou o 25º. aniversário da sua fundação, com a realização de um jogo convívio com uma equipa inglesa.